Total de visualizações de página

11 de maio de 2011

Você sabe Qual a situação das escolas e da educação na comunidade de Brotas?


Algumas escolas do nosso Distrito vêm passando por situações preocupantes e alarmantes, necessitando de uma intervenção mais agressiva do poder Publico e a participação da comunidade, a fim de garantir o perfeito funcionamento para uma melhor convivência e rendimento para a comunidade escolar, sabemos que é na escola que milhares de alunos, professores, trabalhadores passam a maior parte do seu dia.


As situações que chegaram ao nosso conhecimento, envolvem diversas escolas da nossa comunidade necessitando de um amplo debate e uma maior contribuição dos órgão responsáveis são elas :






01 – Falta de segurança para alunos, professores e trabalhadores nas escolas,




Escolas fechadas por foco de dengue, e esgoto a céu aberto, com obras inacabadas e infra-estrutura comprometida para o bom funcionamento.



04- falta de aproximação com a comunidade local e um trabalho de educação participativa.




05 – equipamentos quebrados e necessitando de reposição e manutenção

Convidamos a todos para participarem desse grande debate a termos que tomar conhecimento da situação e condições da educação e das escolas no distrito de Brotas.





Autoridades e órgãos Convidados:





GOVERNADOR Jaques Vagner


Prefeito de Salvador João Henrique


Secretário de Educação do Estado: Osvaldo Barreto


Secretário de segurança Publica: Maurício Barbosa


26° COM /58°COM

Secretario de Educação Município: João Bacelar


Limpub/SESP/SIGA V


Secretário de Saúde Município /Estado da Bahia

Lideranças comunitárias e religiosas /comunidades


Diretores /alunos /colegiado /pais


Distrito de Saúde de Brotas


Local: Auditório do colégio Estadual Luis Viana Filho


Dia: 25 de maio de 2011,




Horário às 14h




Venha e contribua com esse debate!


Maiores informações: Marcos Antonio 9907-7773/99882323
Conselho de Moradores do Alto do Cruzeiro de Cosme de Farias

7 de maio de 2011

A mãe compreende até o que os filhos não dizem E quem disse que não podemos expressar a palavra carinho? Muitas coisas na nossa vida têm grandes significados. Mas mãe tem uma conotação diferente, mais ampla, intensa e incondicional. Uma garotinha, perguntada onde era sua casa, respondeu, onde minha mãe está. Seja paciente consigo, enquanto se torna a melhor mãe possível. A capacidade de criar filhos se aprende com cada experiência.


Hoje é dia das Mães...... dia da Mãe pobre e da Mãe rica, da Mãe negra e da Mãe branca,da Mãe muito jovem e da Mãe mais velha,da Mãe de um, dois ou de muitos,das que trabalham fora ou das que ficam em casa.É dia, também, das que tem seus filhos doentes, presos, desaparecidos ou por tamanha infelicidade, mortos.É dia da Mãe cristã, muçulmana ou protestante,É dia das Mães que mesmo sem terem gerado seu próprio bebê,abraçaram algum pequenino que precisava tanto de carinho.

um abraço dos gemeos de Brotas

porque comemoramos O Dia das Mães ?

O Dia das Mães também designado de Dia da Mãe teve a sua origem no princípio do século XX, quando uma jovem norte-americana, Anna Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Annie com uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo, a comemoração e consequentemente o Dia das Mães se alastrou por todos os Estados Unidos e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson: dia 9 de Maio.




Dados Históricos: A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos deuses.



O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.



Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de O Hino de Batalha da República.



No Brasil, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.



Em Portugal, o Dia da Mãe é celebrado no primeiro domingo de Maio.



Em Israel o Dia da Mãe deixou de ser celebrado, passando a existir o Dia da Família em Fevereiro.



Em uma semana, duas escolas são fechadas com focos de dengue

O conselheiro municipal de saúde de Salvador, Marcos Antonio Sampaio, se reúne na tarde desta quinta-feira (5) com o secretário municipal do setor, Gilberto José, para entregar um ofício reivindicando ações de combate a dengue na região da Avenida Mario Leal Ferreira (mais conhecida como Bonocô). A iniciativa é uma parceria com o Conselho de Moradores de Alto do Cruzeiro, região de Cosme de Farias.




A atitude foi tomada depois que duas escolas, uma municipal e uma estadual, foram interditadas por conta de focos de mosquito da dengue. De acordo com o conselheiro, quatro casos da doença já foram confirmados nas duas escolas. “Estamos pedindo à secretaria um mutirão para ações de combate a dengue entre os alunos, pais e vizinhança. Na escola municipal João Pedro dos Santos já são duas semanas de aulas perdidas e hoje a escola estadual que leva o mesmo nome foi interditada. O fechamento das escolas não é a solução para o problema”, reclamou o conselheiro.



Em março deste ano, um caso de dengue do tipo 4 foi registrado em Cosme de Farias.

fonte :politicahoje