Total de visualizações de página

30 de junho de 2009

VOÇE SABIA !


QUE O MAJOR COSME DE FARIAS TAMBÉM ERA GÉMEOS !



Foi casado com Semíramis Farias, falecida em 1963, sem filhos. O único irmão que se tem notícia, era-lhe gémeo e morreu muito cedo.

29 de junho de 2009

COSME DE FARIAS ESSE È O BAIRRO !

Saiba um pouco da historia do nosso bairro




Antes de se chamar Cosme de Farias, a área do bairro era uma fazenda com muitas árvores frutíferas - jaqueiras, mangueiras, cajueiros e uma fileira de coqueiros. Chamava-se Quinta das Beatas, porque parte das terras pertencia a uma freira ligada à Igreja Católica.
As primeiras residências eram de barro e telha, pois os donos da terra não permitiam que se construissem com tijolos. O asfalto só viria em 1956, os moradores da época faziam suas compras na Feira de Água de Meninos ou no Mercado Modelo e levava-se as compras no lombo do jegue ou de burro. Com o bonde, era preciso caminhar até um local chamado de Boca da Mata, hoje Largo dos Paranhos.
A antiga rua espalhou-se pelas encostas e baixadas. O bairro engloba também Alto do Cruzeiro, Campo Velho, Alto do Formoso, Baixa da Paz, Baixa do Sossego e Baixa do Silva, sem falar na famosa Baixa do Tubo, considerada um bairro à parte. Na ligação Baixa do Tubo-Cosme de Farias estão as ladeiras mais íngremes de Salvador.
Cosme de Farias é hoje um dos mais populosos bairros de Salvador, com cerca de 85 mil habitantes, é evidente o quanto foi desordenado seu crescimento. Praticamente não há áreas verdes e de lazer. Como muitos outros bairros populares, Cosme de Farias cresceu com base em invasões de encostas e baixadas. Em 20 anos, segundo dados oficiais, a população mais do que dobrou. Em 1979, eram 40 mil habitantes. Boa parte dos terrenos foi legalizada em 1985 pela prefeitura, com os terrenos, que eram de arrendamento, vendidos a preço de banana aos moradores, que tiveram 48 meses para saldar a dívida.
Além da casa do major Cosme, outro marco histórico do bairro é o prédio onde funcionam as Obras Assistenciais Franciscana. A instituição foi fundada em 13 de janeiro de 1965 e inaugurada pelo bispo Adriano Hipólito, sendo dirigida pelas Irmãs Ancilas do Menino Jesus, religiosas italianas que trabalham para a população de renda mais baixa, maioria no bairro. Agora você já sabe nossa historia ajude ao conselho de moradores acha alguns soluções para nossos problemas

BAHIAJA ANUNCIA EVENTO DO CDBS

28/06/2009 - 11:12 DISTRITO DE BROTAS PROMOVE DISCUSSÃO SOBRE ATENDIMENTO À SAÚDE
Divulgar os dados sobre a saúde do distrito de Brotas, promovendo uma discussão pública sobre as condições da infra-estrutura das unidades de saúde, com a participação da sociedade civil, o Conselho Distrital de Saúde de Brotas (CDSB) realizará no dia 07 de julho, terça-feira, o seminário.Qual a situação da saúde de Brotas”, no Colégio Luiz Viana Filho, às 8h30min, com entrada gratuita. Na ocasião estarão presentes representantes do Ministério Público da Bahia, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Conselho Municipal de Saúde, da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), da Ouvidoria do município, além de lideranças comunitárias e religiões de matrizes afro-brasileiras. Um dos temas que serão discutidos será a falta de infra-estrutura das unidades de saúde do bairro e também a ausência de profissionais de saúde em algumas dessas unidades. De acordo com o presidente do Conselho Distrital de Saúde de Brotas, Marcos Antônio Sampaio, as sugestões e critica sobre o serviço de saúde que foram registrados após o seminário encaminhados a todos os órgãos públicos envolvidos na questão da saúde, de forma a serem tomadas as providências cabíveis de melhorias na saúde da população residente naquela localidade. Um dado importante frisado por Marcos Antônio é a falta de uma unidade de pronto-atendimento em Brotas. “DESLOCAMENTOAs pessoas da comunidade precisam se deslocar para hospitais de alta complexidade, como o HGE e o Roberto Santos, principalmente durante a noite, quando a situação se agrava” explicou o presidente do Conselho Distrital de Saúde de Brotas, acrescentando também que esta problemática também é freqüente durante os finais de semana no bairro o que gera uma sobrecarga nas quatro unidades básicas e os dois Centros de Atendimento Psiquiátrico de Saúde (CAPS), com demandas de fogem da sua competência. DSB. O Distrito Sanitário de Brotas (DSB) está localizado na região central do município de Salvador. É parte da Região Administrativa V e apresenta uma extensão territorial de 11,23 km2. Caracterizam-se por uma topografia acidentada, com população densamente aglomerada em áreas dos morrosseas deativa V,strito ser pos, e duas principaissidenciais, o setor de serviço orestal, os Conjunto sResidenciais que circundam importantes avenidas tais como a Av. Mário Leal Ferreira, Av. Vasco da Gama e Av. General Graça Lessa, que ligam o bairro de Brotas com praticamente todas as outras regiões da cidade. Apesar de ser um bairro predominantemente residencial, o setor de serviços é muito intenso e diversificado, especialmente às margens das grandes avenidas, como as já citadas, além das Av. D. João VI e Frederico Costa.
©2006 Bahia Já. Todos os direitos reservados