Total de visualizações de página

29 de junho de 2009

COSME DE FARIAS ESSE È O BAIRRO !

Saiba um pouco da historia do nosso bairro




Antes de se chamar Cosme de Farias, a área do bairro era uma fazenda com muitas árvores frutíferas - jaqueiras, mangueiras, cajueiros e uma fileira de coqueiros. Chamava-se Quinta das Beatas, porque parte das terras pertencia a uma freira ligada à Igreja Católica.
As primeiras residências eram de barro e telha, pois os donos da terra não permitiam que se construissem com tijolos. O asfalto só viria em 1956, os moradores da época faziam suas compras na Feira de Água de Meninos ou no Mercado Modelo e levava-se as compras no lombo do jegue ou de burro. Com o bonde, era preciso caminhar até um local chamado de Boca da Mata, hoje Largo dos Paranhos.
A antiga rua espalhou-se pelas encostas e baixadas. O bairro engloba também Alto do Cruzeiro, Campo Velho, Alto do Formoso, Baixa da Paz, Baixa do Sossego e Baixa do Silva, sem falar na famosa Baixa do Tubo, considerada um bairro à parte. Na ligação Baixa do Tubo-Cosme de Farias estão as ladeiras mais íngremes de Salvador.
Cosme de Farias é hoje um dos mais populosos bairros de Salvador, com cerca de 85 mil habitantes, é evidente o quanto foi desordenado seu crescimento. Praticamente não há áreas verdes e de lazer. Como muitos outros bairros populares, Cosme de Farias cresceu com base em invasões de encostas e baixadas. Em 20 anos, segundo dados oficiais, a população mais do que dobrou. Em 1979, eram 40 mil habitantes. Boa parte dos terrenos foi legalizada em 1985 pela prefeitura, com os terrenos, que eram de arrendamento, vendidos a preço de banana aos moradores, que tiveram 48 meses para saldar a dívida.
Além da casa do major Cosme, outro marco histórico do bairro é o prédio onde funcionam as Obras Assistenciais Franciscana. A instituição foi fundada em 13 de janeiro de 1965 e inaugurada pelo bispo Adriano Hipólito, sendo dirigida pelas Irmãs Ancilas do Menino Jesus, religiosas italianas que trabalham para a população de renda mais baixa, maioria no bairro. Agora você já sabe nossa historia ajude ao conselho de moradores acha alguns soluções para nossos problemas

Nenhum comentário: