Visando divulgar os dados sobre a saúde do distrito de Brotas, promovendo uma discussão pública sobre as condições da infra-estrutura das unidades de saúde, com a participação da sociedade civil, o Conselho Distrital de Saúde de Brotas (CDSB) realizará no dia 07 de julho, terça-feira, o seminário “Qual a situação da saúde de Brotas”, no Colégio Luiz Viana Filho, às 8h30min, com entrada gratuita.
Na ocasião estarão presentes representantes do Ministério Público da Bahia, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Conselho Municipal de Saúde, da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), da Ouvidoria do município, além de lideranças comunitárias e religiões de matrizes afro-brasileiras. Um dos temas que serão discutidos será a falta de infra-estrutura das unidades de saúde do bairro e também a ausência de profissionais de saúde em algumas dessas unidades.
De acordo com o presidente do Conselho Distrital de Saúde de Brotas, Marcos Antônio Sampaio, as sugestões e critica sobre o serviço de saúde que foram registrados após o seminário encaminhados a todos os órgãos públicos envolvidos na questão da saúde, de forma a serem tomadas as providências cabíveis de melhorias na saúde da população residente naquela localidade.
Um dado importante frisado por Marcos Antônio é a falta de uma unidade de pronto-atendimento em Brotas. “As pessoas da comunidade precisam se deslocar para hospitais de alta complexidade, como o HGE e o Roberto Santos, principalmente durante a noite, quando a situação se agrava” explicou o presidente do Conselho Distrital de Saúde de Brotas, acrescentando também que esta problemática também é freqüente durante os finais de semana no bairro o que gera uma sobrecarga nas quatro unidades básicas e os dois Centros de Atendimento Psiquiátrico de Saúde (CAPS), com demandas de fogem da sua competência.
DSB. O Distrito Sanitário de Brotas (DSB) está localizado na região central do município de Salvador. É parte da Região Administrativa V e apresenta uma extensão territorial de 11,23 km2. Caracterizam-se por uma topografia acidentada, com população densamente aglomerada em áreas dos morrosseas deativa V,strito ser pos, e duas principaissidenciais, o setor de serviço orestal, os Conjunto sResidenciais que circundam importantes avenidas tais como a Av. Mário Leal Ferreira, Av. Vasco da Gama e Av. General Graça Lessa, que ligam o bairro de Brotas com praticamente todas as outras regiões da cidade. Apesar de ser um bairro predominantemente residencial, o setor de serviços é muito intenso e diversificado, especialmente às margens das grandes avenidas, como as já citadas, além das Av. D. João VI e Frederico Costa.
Mais Informações:
Marcos Antônio (Presidente do Conselho Distrital de Saúde de Brotas)
Telefone: (71) 9907-7773 / 8796-4 640
Você não pode falta esse debate ,Brotas também é da Salvador!
Nenhum comentário:
Postar um comentário