Total de visualizações de página
3 de fevereiro de 2010
A Saúde de brotas é uma prioridade para os gemeos de Cosme de Farias
Como o objetivo de discutir sobre a implantação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em urgência e emergência, em Brotas, o vereador Gilmar Santiago (PT) e lideranças comunitárias se reuniram nesta terça-feira (2) com o secretário municipal de saúde de Salvador, José Carlos Raimundo Brito.
Brito afirmou que o objetivo é instalar a UPA até o fim do primeiro semestre deste ano. Segundo o secretário, a intenção da secretaria é utilizar uma área de 6 mil m2 no Vale das Flores: “já estamos em fase de terraplanagem e dentro em breve a licitação estará em curso”, assegura.
Para Gilmar Santiago as UPAs são de estrema importância para aliviar as emergências dos hospitais. O vereador também lembrou de um acontecimento que ilustra muito bem a eficácia das Unidades de Pronto Atendimento: “vimos recentemente Lula ser atendido em uma UPA em Recife, isso mostra o quanto nosso o presidente acredita nesse projeto”, ponderou.
O presidente do Conselho Distrital de Brotas, Marco Antonio e o presidente da associação beneficente do Alto do Cruzeiro, Ailton Soares, entregaram um oficio solicitando a implantação de um Posto de Saúde da Família (PSF), no Alto do Cruzeiro e no Vale do Matutu.
Marco Antonio ainda pediu em nome dos moradores do Vale do Matatu, Alto do Cruzeiro, mais apoio do secretário: “hoje sofremos com um quadro lamentável, não temos nenhum tipo de cobertura da secretária de saúde do município”, afirma.
No encontro ainda os líderes comunitários sugeriram como prioridade, uma UPA no Alto do Cruzeiro. Para eles o fato da comunidade ter um alto índice de pessoas portadoras de deficiência, maior do Brasil, deveria ser levado em consideração na escolha.
Já o diretor do Conselho de Moradores do Alto do Cruzeiro de Cosme de Farias, Antônio Marcos, o local que possibilitaria a população de Brotas ter um melhor atendimento seria o Vale do Matatu. “temos que ver um local mais acessível a todos para facilitar que os serviços contemplem um maior número de pessoas”, defende.
Ainda participou da reunião a coordenadora do Centro Digital do Bariri, ligada a Igreja Baptista Comunitária da localidade. Para ela a reunião representou um avanço: “o encontro com o secretário foi muito positiva, ele como gestou conhece a saúde do município como um todo, mas é só através do diálogo com os representantes das comunidades que é possível identificar pontos específicos”, declarou.
Após ouvir todas as sugestões o secretário de saúde de Salvador foi enfático: “só podemos fazer é instalar a UPA em um desses locais indicados”.
Como esta frase, o secretário de saúde José Carlos Raimundo Brito deixou a entender que ainda há abertura para negociar um melhor local para implantação da UPA de Brotas.
A Unidade de Pronto Atendimento do local seria implantada no Solar Boa Vista, mas devido uma serie de reivindicações a Secretária de Saúde recuou.
Em uma audiência com a presença de representantes da secretaria, a comunidade manifestou sua desaprovação com a escolha do local não restando alternativa ao secretário a não ser avaliar outro local.
Integradas a ao Samu 192 e ao Programa Saúde da Família as UPAs tem estruturas de complexidade intermediária. Com capacidade, para atendimento de 450 pessoas por dia, 20 leitos de observação e uma equipe de seis médicos para cobertura nas áreas de pediatria, ortopedia e clinica médica, elas vão aumentar a capacidade de atendimento em Salvador.
As unidades serão construídas nos bairros de Brotas, Pau da Lima, Valéria e Tubarão. Sempre atento as necessidades da população de Salvador, o vereador Gilmar Santiago indicou ao prefeito a implantação de uma UPA em Brotas, um dos bairros mais populosos da capital baiana.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário