Total de visualizações de página

23 de novembro de 2011

Política de Saúde da População Negra é debatida em seminário

As comemorações do Novembro Negro foram oficialmente aberta com o seminário “A Saúde da População Negra de Salvador no Ano Internacional do Afro-descendente”. O evento foi realizado no Espaço Cultural da Barraquinha, das 9 às 16 horas do dia 08/11/2011, e teve continuidade na quarta-feira (9), com a discussão sobre a formalização da Política Municipal de Saúde Integral da População Negra.




Em 2006, o Conselho Nacional de Saúde aprovou a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra com o objetivo de combater a discriminação étnico-racial nos serviços e atendimentos oferecidos no SUS, bem como promover a equidade em saúde da população negra. A construção desta política é resultado da luta histórica pela democratização da saúde encampada pelos movimentos sociais, em especial pelo movimento negro. É também fruto da pactuação de compromissos entre o Ministério da Saúde e Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, a fim de superar situações de vulnerabilidade em saúde que atingem parte significativa da população brasileira.



“Diversos estudos e pesquisas evidenciam como as desigualdades em saúde têm impactado a população negra. O processo de implantação da Política de Saúde Integral da População Negra no município de Salvador teve inicio em janeiro de 2005, com a criação do Grupo de Trabalho em Saúde da População Negra, antes mesmo da Política ser aprovada no âmbito nacional. Mas até o momento, embora estejamos realizando as atividades na prática, não a temos oficializada no município. Esse é o próximo passo.”, destacou Eloísa Bastos, assistente social e técnica da ASPERS - Assessoria de Promoção da Equidade Racial em Saúde.



O principal objetivo do Seminário é aprofundar os debates sobre ações estratégicas relacionadas ao enfrentamento do racismo no SUS, além de servir para ampliar a consciência das pessoas sobre os desafios que a população de ascendência africana passa diariamente para exercer os seus direitos sociais, econômicos, civis e políticos. A discussão ocorre em um momento em que a Assembléia Geral da ONU proclamou 2011 como o Ano Internacional dos Povos Afro-descendentes.



O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Assessoria de Promoção da Equidade Racial em Saúde, em parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). Conta com apoio ainda dos Distritos Sanitários, de Pontos Focais de Saúde da População Negra que atuam nesses Distritos, SECULT, Assessoria de Relações Internacionais, Superintendência de Políticas para as Mulheres e Secretaria da Reparação.



As atividades fazem parte do Plano de Trabalho Anual que norteia a iniciativa de Cooperação Técnica estabelecida entre a Prefeitura Municipal de Salvador (PMS) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA

Nenhum comentário: