Cinco detentos do Sistema Prisional de Minas Gerais vão cursar o ensino superior em faculdades e universidades a partir deste mês. Segundo a Secretária de Estado de Defesa Social (SEDS), eles foram aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e como tiveram boas notas receberam bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni). Quatro deles cumprem pena na Penitenciária José Maria Alkmin, em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, e um no Presídio de Pouso Alegre, no Sul do Estado.
Segundo a Seds, os presos Roberto da Silva Pereira, 28 anos, que está no regime fechado, e Arllan Gonçalves Martins, 24 anos, do regime semiaberto, vão cursar Ciências Econômicas na Faculdade de Estudos Administrativos (FEAD), por meio do ensino a distância. "Estou bastante animado para começar as aulas. É bom poder usar o tempo que estou preso para estudar, para que não seja um tempo perdido. Vou sair daqui com uma formação, o que vai ser bom para o meu currículo", afirmou Pereira.
Já Lázaro Jordão Pimentel, 30 anos, do regime fechado, também fará a modalidade a distância, do curso de Marketing, na Faculdade Anhanguera. Os três detentos estudarão dentro da própria unidade prisional, por meio de computadores disponibilizados pela penitenciária e serão acompanhados pela pedagoga da unidade.
O quarto detento que terá a oportunidade de ser formar em um curso superior é José Carlos da Silva, 44 anos, fará o curso presencial de Comunicação Assistida na PUC Minas em Belo Horizonte, após o recebimento da autorização judicial para o estudo.
O quinto preso contemplado com a bolsa de estudos financiada pelo governo federal é Alexsandro Camargo dos Santos, 35 anos, de Pouso Alegre, sul de MG. Ele foi aprovado no Enem Prisional e selecionado para uma bolsa de estudos integral na Universidade Paulista (UNIP). Vai cursar Gestão da Tecnologia da Informação por meio da modalidade a distância.
Nenhum comentário:
Postar um comentário