Diego Adans
Balanço da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde informa que houve um aumento de 113% (471 para 1.006) nos casos de dengue registrados em Salvador no período de 1º de janeiro até o último dia 3. Os dados são em relação ao mesmo período do ano passado. Com este resultado, a capital baiana está na oitava colocação dentre os dez municípios que têm mais de 100 mil habitantes e registraram aumento de casos em 2012.
Estudo - “As famílias não absorvem as instruções que nossos agentes (1.800) passam. Apesar das campanhas publicitárias, as pessoas não querem ou não têm acesso à informação. Em muitos bairros da periferia, nossos agentes não podem entrar por ordem de traficantes da região. Em outras localidades, a Embasa não fornece água. Aí, as pessoas usam os tonéis para estocar água. É o cenário perfeito para o Aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue)”, explica o gerente do CCZ.
O mesmo órgão municipal fez um estudo em 130 mil imóveis de Salvador e apontou que 33 bairros – ou 18,1% do total visitado – têm alto risco de epidemia de dengue. O líder é Fazenda Coutos com 11,7 % de Índice de Infestação Predial (IIP).
Para sanar o problema, o gerente do CCZ informa que já iniciou o mapeamento das áreas de risco. “Dividimos essa regiões pelo IIP. Se estiver acima de 3%, considerado tolerável, iniciamos à intervenção. É o caso de Fazenda Coutos. Desde a semana passada agimos lá”, afirma Vieira.
http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=5817885&t=Capital+baiana+tem+aumento+de+113+nos+casos+de+dengue
Nenhum comentário:
Postar um comentário