Total de visualizações de página

16 de março de 2012

Controle da Tuberculose é tema de seminário no HEOM



E-mail Imprimir PDF
O Hospital Especializado Octávio Mangabeira (HEOM) promove amanhã e nos próximos dias 19 e 21, das 8h30min às 12 horas, o IX Seminário sobre o Controle da Tuberculose, tendo como tema "Juntos pelo fim da tuberculose".

O evento tem como objetivo debater a pesquisa sobre tuberculose em Salvador, a partir da apresentação de cinco projetos aprovados pela ICORTHA/UFRJ. O evento marca o transcurso do Dia Mundial da Tuberculose, 24 de março, lançado em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional contra a Tuberculose e Doenças Pulmonares.

Amanhã, primeiro dia do seminário, serão apresentados os seguintes trabalhos: "Estudo epidemiológico dos pacientes com tuberculose multirresistente e extensivamente resistente em Salvador", de Anildo Teixeira Montes Junior; "Trajetória terapêutica dos pacientes com tuberculose multirresistente na Bahia", de Rosangela Palheta, coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab); "Distribuição Especial da tuberculose em Salvador, 2005 -2011", de Rosana Maria Fialho, do Programa de Controle da Tuberculose da secretaria de Saúde do município de Salvador; "Magnitude de Coinfecção HIV/Tubérculos em Salvador, 2005 - 2011", de Maria do Socorro, do Programa Municipal de DST/AIDS, e "Duplicidade de registros de casos de tuberculose: análise segundo atores e segundo serviço de saúde de Salvador, 2006-2010", de Antoniel P. de Barros.

No dia 19, no mesmo horário (8h30min às 12 horas), será realizado um painel/debate sobre Comunicação em Saúde - O desafio de falar/informar sobre a tuberculose, tema que será apresentado por Liandro Lindner, do Instituto de Comunicação e Informação Cientifica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz (Icict/Fiocruz). Participam do painel, como convidados, representantes da Associação Baiana de Imprensa, Assessorias de Comunicação da Sesab e da SMS, Programas Estadual e Municipal de Controle da Tuberculose, Comitê de Tuberculose da Região Metropolitana de Salvador, Asssociação Damien do Brasil e do Fórum Baiano de Combate à Tuberculose.

No dia 21, encerrando o seminário, acontece uma "Roda de conversa", com o tema "Dialogando sobre a tuberculose resistente e os fatores a ela associados", com a participação da pneumologista Carolina Bittencourt, da enfermeira Elvira Amoedo, da assistente social Rita Cristina Souza Oliveira, do farmacêutico Anildo Teixeira Jr., da auxiliar de enfermagem Ruth de Oliveira, da nutricionista Maria de Lourdes e pacientes, ex-pacientes ou familiares de pacientes.

A.G. Mtb 696/Ba
Octávio Mangabeira/seminário
http://www.saude.ba.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3647&catid=1&Itemid=14 

Nenhum comentário: