Total de visualizações de página

8 de julho de 2009

PSF- Programa de Saúde da Família tem baixa cobertura no Distrito de Brotas




A Portaria Nº 648, de 28 de Março de 2006, estabelece que cada Equipe de Saúde da Família seja composta por uma equipe multiprofissional responsável por, no máximo, 4.000 habitantes, sendo que a média recomendada é de 3.000. Ela também deve ser composta minimamente por médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem (ou técnico de enfermagem) e Agentes Comunitários de Saúde.

Hoje, o Distrito de Brotas conta com 04 equipes do PACS – Progama de Agentes Comunitários de Saúde e 06 equipes do PSF - Programa de Saúde da Família que atendem as comunidades do Engenho Velho de Brotas, Candeal pequeno e Cosme de Farias, totalizando 61 .0000 habitantes, aproximadamente. De acordo com esses dados, há um déficit de 233 mil habitantes, que são considerados demanda aberta, ou seja, não são cobertos pelo programa. Essa análise é feita a partir dos cálculos do Distrito, mas se fizermos o cálculo a partir da Portaria, veremos que há uma sobrecarca nas equipes e os números são muito alarmantes. Conforme essa mesma Portaria, 10 equipes seriam necessárias para atender 40 mil habitantes, considerando o máximo indicado, o que representaria para nós um deficit ainda maior, de 254 mil habitantes, só no Distrito de Brotas.

Essa demanda aberta tem como altenativa as outras 4 Unidades Básicas de Saúde e para tentar o atedimento e conseguir no minimo uma consulta e o atedimento.

No Seminário ocorrido no último dia 07 de julho, realizado pelo Conselho Distrital de Saúde, no Colégio Luiz Viana Filho, a comunidade pôde conhecer os números e discutir com o Conselho e representantes da Prefeitura Municipal algumas situações fundamentais para a comunidade. Alguns pontos foram considerados de entrave, como a política de atendimento, a falta de um pronto atedimento 24hs no Distrito para as urgências e emergências, principalmente nos finais de semana, quando aumenta a necessidade. Além disso, os dados mostram que, no Distrito de Brotas, as causas de morte estão reenças do aparenho circurlatorio (AVC , infarto) e vitimas de atos de violencia .


Marcos Antônio Sampaio
Presidente do Conselho Distrital de Saude de Brotas

Nenhum comentário: