A cardiologista da Dasa, Lise Bocchino, lembra que, nos casos de isquemia cerebral transitória, a pessoa deve procurar um médico imediatamente para identificar as causas do evento e saber se há uma obstrução vascular e onde ela está localizada.
Para evitar e tratar o derrame é necessário buscar ajuda de médicos em centros especializados. Nestes locais são usados anticoagulantes e podem ser realizados procedimentos para colocação de stents para desobstruir o vaso comprometido.
O AVC é a principal causa de incapacidade funcional no mundo e, no Brasil, de morte por causas cardiovasculares. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que mais de 5 milhões de pessoas morram a cada ano por causa de acidentes cardiovasculares.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares, o AVC é responsável por 30% dos óbitos registrados no País. Mesmo os pacientes que sobreviveram a um AVC correm riscos: cerca de 50% morrem após um ano, 30% necessitam de auxílio para caminhar e 20% ficam com sequelas graves.
Sinais do AVC:
Fraqueza de um lado do corpo;
Dormência de um lado do corpo;
Dificuldade visual;
Dificuldade para falar;
Dor de cabeça muito forte e sem motivo aparente;
Incapacidade de se manter em pé ou forte tontura.
Para evitar o AVC:
Praticar exercícios regulares;
Controlar o peso;
Alimentação balanceada, evitando o consumo de alimentos com gorduras saturadas e trans;
Não fumar;
Evitar o excesso de álcool;
Controlar o estresse;
Se tiver mais de 40 anos, realizar pelo menos uma vez por ano check ups, com controles de pressão arterial, dosagem de glicose e colesterol no sangue;
Se tiver diagnóstico de hipertensão arterial, diabetes, colesterol alto ou qualquer doença do coração, fazer acompanhamento médico para controle dessas patologias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário