Total de visualizações de página

5 de abril de 2010

Câmara aprova lei que beneficia comunidade de pessoas surdas


Foi aprovado hoje (dia 05) por unaninimidade, pelos vereadores de Salvador, projeto de lei de autoria de Gilmar Santiago (PT) que reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como segunda língua oficial na rede pública de ensino em Salvador. Santiago comemorou a aprovação do projeto de lei, afirmando que a Câmara "reconheceu um direito elementar dos cidadãos, que é o direito à comunicação".

O petista disse que a regulamentação da lei deverá prever mecanismos para que a Secretaria Municipal de Educação garanta o acesso de todos os alunos surdos à educação bilíngüe (língua portuguesa e Libras) desde o ensino infantil até os níveis mais elevados do sistema educacional gerido pelo município. "A nossa expectativa é que seja ampliado o mercado de trabalho para profissionais habilitados para ministrar as aulas", comentou.

O projeto aprovado prevê também que a administração pública, direta, indireta e fundacional mantenha em suas repartições o atendimento aos surdos por meio da contratação de profissionais intérpretes de Libras. “Este é um projeto que visa uma sociedade inclusiva e cidadã”, considerou o vereador.

A Libras é uma linguagem de natureza visual, com estrutura gramatical própria, oriunda da comunidade de pessoas surdas. “É a forma de expressão do surdo e a sua língua natural”, explicou o vereador.

Nenhum comentário: