Total de visualizações de página

20 de abril de 2010

prévias escolherão candidatos do partido dos trabalhadores PT

O PT deve se reunir na próxima segunda-feira para definir data e procedimentos para a realização das prévias que escolherão o candidato do partido ao Senado na chapa de Jaques Wagner (PT). A consulta foi precipitada pelo anúncio do deputado federal Nelson Pelegrino de que pretende concorrer à vaga de senador na chapa governista, depois que circularam rumores de que Wagner tencionava escolher o deputado federal Walter Pinheiro para o posto.

Além de Pelegrino e Pinheiro, deve concorrer às previas o ex-governador Waldir Pires, lançado por um grupo de parlamentares do PT desde que Wagner iniciou uma articulação para levar à sua chapa o senador César Borges, do PR. O republicano acabou fechando apoio ao candidato do PMDB a governador, Geddel Vieira Lima. A intenção da direção petista é promover um processo de escolha interna o mais rápido possível para evitar prejuízos às articulações do governador.

A entrada em cena de Pelegrino surpreendeu a cúpula do PT e até a articulação política do governo, que não contava com a manifestação de interesse por parte do parlamentar em disputar a vaga. Na prática, Pelegrino quer evitar que Pinheiro seja favorecido com a campanha e a eventual eleição ao Senado no processo de escolha do candidato do partido a prefeito em 2012, posição que também pleitea. De acordo com petistas, só um acordo entre eles e o governo poderia evitar as prévias.

Embora esteja ao lado de Waldir, o grupo que apóia a candidatura do ex-governador ao Senado também pode eventualmente fechar com Pelegrino, se perceber que ele tem mais chances de vitória nas prévias, por considerar que o governador tem dado excessivo espaço a Pinheiro desde o início do governo. “É tudo para Pinheiro neste governo, quando tendências mais expressivas que a dele estão à mingua”, reclama um deputado petista .

fonte politicalivre

Nenhum comentário: