Total de visualizações de página

29 de outubro de 2009

Aprenda a identificar os sinais de um derrame

A cardiologista da Dasa, Lise Bocchino, lembra que, nos casos de isquemia cerebral transitória, a pessoa deve procurar um médico imediatamente para identificar as causas do evento e saber se há uma obstrução vascular e onde ela está localizada.

Para evitar e tratar o derrame é necessário buscar ajuda de médicos em centros especializados. Nestes locais são usados anticoagulantes e podem ser realizados procedimentos para colocação de stents para desobstruir o vaso comprometido.

O AVC é a principal causa de incapacidade funcional no mundo e, no Brasil, de morte por causas cardiovasculares. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que mais de 5 milhões de pessoas morram a cada ano por causa de acidentes cardiovasculares.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares, o AVC é responsável por 30% dos óbitos registrados no País. Mesmo os pacientes que sobreviveram a um AVC correm riscos: cerca de 50% morrem após um ano, 30% necessitam de auxílio para caminhar e 20% ficam com sequelas graves.

Sinais do AVC:
Fraqueza de um lado do corpo;
Dormência de um lado do corpo;
Dificuldade visual;
Dificuldade para falar;
Dor de cabeça muito forte e sem motivo aparente;
Incapacidade de se manter em pé ou forte tontura.

Para evitar o AVC:
Praticar exercícios regulares;
Controlar o peso;
Alimentação balanceada, evitando o consumo de alimentos com gorduras saturadas e trans;
Não fumar;
Evitar o excesso de álcool;
Controlar o estresse;
Se tiver mais de 40 anos, realizar pelo menos uma vez por ano check ups, com controles de pressão arterial, dosagem de glicose e colesterol no sangue;
Se tiver diagnóstico de hipertensão arterial, diabetes, colesterol alto ou qualquer doença do coração, fazer acompanhamento médico para controle dessas patologias.

21 de outubro de 2009

Menores de 18 anos terão prioridade na fila de transplante, diz Ministério


Ministério da Saúde divulgou nesta quarta (21) que pessoas com menos de 18 anos passarão a ter prioridade para receber órgãos de doadores da mesma faixa etária. Segundo o ministério, isso se dá devido à maior expectativa de vida desses pacientes.A medida faz parte do novo regulamento do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), que será publicado em Diário Oficial nesta quinta (22). Entretanto, o ministério informou que as normas só passam a valer a partir do dia 1º de novembro.

De acordo com as novas regras, os doadores que tenham alguma doença transmissível poderão doar para pacientes que tenham o mesmo vírus. Segundo a coordenadora do SNT, Rosana Nothen, a meta é ampliar o número de doadores potenciais: “A morte encefálica é cada vez mais rara, porque as pessoas se cuidam mais, então temos que conviver com a questão da escassez. Assim sendo, temos que otimizar os procedimentos. Por isso a doação de pessoas com o mesmo vírus”, explicou. Dessa forma, órgãos de um doador que tenha hepatite C, por exemplo, agora já podem ser transplantados em um paciente que também seja portador da mesma doença.

O transplante entre pessoas vivas também sofreu modificações. Antes era preciso autorização judicial. Com o novo regulamento, uma comissão de ética formada por funcionários do hospital onde será realizado o procedimento é que vai autorizar o transplante.

O ministério também pretende incorporar ao trabalho do Sistema Único de Saúde (SUS) a cirurgia de retirada e o processamento de pele, que é uma ação inédita no Brasil. De acordo com o Ministério, o transplante de pele é indicado para tratar de grandes queimaduras.


ibahia.com

Ministro visita terreiros de candomblé na capital

Sete terreiros de candomblé de Salvador vão receber nesta quarta-feira (21) a visita do ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Edson Santos. O ministro também vai se encontrar com intelectuais negros. Amanhã ele participa da reunião do plano de ação conjunta Brasil-Estados Unidos para o fim da discriminação racial.
O ministro está em Salvador num momento em que se discute a possibilidade de decretação de feriado municipal em 20 de novembro, data em que se comemora o dia da consciência negra. A proposta foi feita ontem e os advogados da prefeitura estão avaliando se é possível atender ao pedido das entidades ligadas ao movimento negro.

Salvador receberá a visita do presidente Lula no próximo dia 20 de novembro para a assinatura do Estatuto da Igualdade Racial


Salvador receberá a visita do presidente Lula no próximo dia 20 de novembro para a assinatura do Estatuto da Igualdade Racial. A presença do petista ocorrerá em comemoração pelo Dia Nacional da Consciência Negra. Segundo informações do ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade (Seppir), Edson Santos, Salvador foi escolhida para sediar a assinatura porque é a cidade que reúne a maior concentração de afrodescendentes do Brasil, além de manter vivas as tradições e raízes africanas trazidas ao país com os escravos. “Ao tratar das questões raciais no Brasil, é preciso ter um olhar especial para Salvador e para todo o Estado da Bahia”, disse o ministro.
fonte samuelcelestino

9 de outubro de 2009

12 de outubro também comemoramos o dia de nossa Senhora de Aparecida


HistóriaA imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada por pescadores do Rio Paraíba do Sul, na região de Guaratinguetá, Interior de São Paulo, por volta do ano de 1717. Os pescadores Domingos Martins Garcia, João Alves e Filipe Pedroso já pescavam há bastante tempo, sem que conseguissem tirar peixe algum das águas do rio. Quando eles já estavam quase desistindo, João trouxe em sua rede a parte correspondente ao corpo da imagem e, depois, lançando a rede um pouco mais distante, trouxe nela a cabeça da Senhora. Dali por diante, a pescaria foi farta.À imagem, que representa Nossa Senhora da Conceição, foi dado o nome de Aparecida, por ter aparecido do meio das águas nas mãos dos pescadores. Inicialmente instalada em uma capela na vila dos pescadores, já por volta do ano de 1745 teve sua primeira igreja. Sua consagração como padroeira do Brasil ocorreu em 31 de maio de 1931, em uma celebração que reuniu, já naquela época, um milhão de pessoas.

Você sabe por quem foi criado o dia das Crianças no Brasil ?


No Brasil, o Dia das Crianças foi criado por um político: o deputado federal Galdino do Valle Filho, na década de 1920. Em 1924, o então presidente da República, Arthur Bernardes, teria institucionalizado a data através do Decreto número 4.867, de 5 de novembro de 1924. Naquela época, apesar da criação da data, o mercado brasileiro não era tão dinâmico e o Dia das Crianças não era comemorado como nos dias de hoje, nos quais as famílias se vêem na obrigação de dar presentes aos menores. Foi na década de 1960 que a coisa mudou. Naquela época, observando que a data poderia ser utilizada comercialmente e render bons lucros, a fábrica de brinquedos Estrela e a indústria Johnson & Johnson se uniram para lançar a "Semana do Bebê Robusto". Como o próprio nome dizia, durante essa semana se exaltava a saúde das crianças e sua aparência física, que poderia ser melhorada, é claro, com os produtos da Johnson & Johnson e com o acalento dos brinquedos da Estrela. A partir dessa campanha, outras empresas aderiram à data para aumentar suas vendas e, atualmente, o Dia das Crianças responde por uma considerável fatia das vendas das lojas, só perdendo para o Natal e para o Dia das Mães. O setor de brinquedos e vestuário espera ansiosamente por essa data, pois sabe de sua importância para as crianças de todo o país. Hoje, a criança tem um papel relevante nas famílias, mas nem sempre foi assim. Até o início do século, a criança não tinha um status próprio. Ela era tratada como um mini adulto, obrigada a se comportar e até mesmo a se vestir como tal. Nos dias atuais, a criança é soberana em casa. Isso ocorre devido à crescente participação da mulher no mercado de trabalho. A ausência dos pais em casa leva o casal a querer compensar a criança de alguma forma e, para suprir os desejos dos filhos, acabam recorrendo ao consumo, o que não é nada bom. Em alguns países, o Dia das Crianças é comemorado em outras datas. Em Portugal e nos países de língua portuguesa, como Moçambique e Angola, por exemplo, o Dia das Crianças é comemorado em 1º de junho. Na Índia, o dia 15 de novembro foi escolhido como data comemorativa das crianças. No Japão e na China, escolheu-se o 5 de maio. Outros países comemoram o Dia das Crianças em 20 de novembro. Nessa data, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou a Declaração dos Direitos das Crianças em 1959. Dentre outras prerrogativas, essa declaração preconiza que as crianças devem ter cuidados especiais antes e depois do nascimento, acesso a uma educação de qualidade, cuidados especiais dos pais e do Estado, ntre outras medidas.

11 é o Dia Mundial de Combate a Obesidade


O próximo domingo (11) é o Dia Mundial de Combate a Obesidade, mas as comemorações e as campanhas para alertar sobre o risco da doença já começaram. Nesta sexta-feira (9), a partir das 9h, no shopping Center Lapa, no Centro de Salvador, uma equipe médica vai orientar a população sobre os riscos do excesso de gordura corporal.
Até as 17h, vão ser oferecidos de graça vários serviços, como medição de peso, pressão arterial, taxa de glicemia e altura, hoje e amanhã. A obesidade é um problema de saúde pública e leva a graves problemas físicos e psicológicos como diabetes, hipertensão arterial, angina, alterações no colesterol entre outros.

Veja como será feito o reajuste no valor do IPTU


Com o mapa aéreo da cidade que a prefeitura vai fazer a revisão do IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano. A mudança veio com o projeto de lei da Tributação Solidária aprovada na quarta-feira (7), por unanimidade, pelos vereadores.
A maioria dos imóveis residenciais vai ter reajuste de até 10%. Já os imóveis de padrão mais alto sobem até 12%. O IPTU de R$ 200, por exemplo, pode chegar a até R$ 220 no ano que vem.
Quem hoje paga R$ 700 pode pagar até R$ 784. Hoje os imóveis são classificados desde precário até alto luxo. Agora com a nova lei, os imóveis podem ser reclassificados e variar de um para outro, mesmo que estejam na mesma rua.
‘A prefeitura já fez essa localização e aqui está o mapa. Portanto, você pode verificar. Aqui tem uma casa com uma piscina. Junto dela, pode ser que a casa vizinha seja precária e a outra seja de alto luxo. Cada qual terá a sua própria valorização levada em conta para o IPTU’, afirma o vice-prefeito de Salvador, Edvaldo Brito.
‘É importante isso para o contribuinte porque diferencia do luxo para o que não é luxo’, opina um morador.
Treze emendas foram aprovadas na reforma tributária, entre elas a que mantém o desconto de 10% para quem pagar o IPTU de uma só vez. Para os imóveis não-residenciais, o aumento vai ser de até 25% - mudança que desagradou os empresários.

Biblioteca Pública vai funcionar aos domingos

A partir deste domingo (11), a Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB), localizada nos Barris, estará aberta diariamente, oferecendo atividades artísticas e literárias, além do acervo de mais de 600 mil obras, entre literatura, periódicos e audiovisual.
Todos os domingos acontecerá uma programação especial para a família, com oficinas, recitais de poesias, palestras, teatro, contação de histórias e apresentações musicais. A Biblioteca funcionará das 10h às 16h.

5 de outubro de 2009

Feira de saúde da criança, adolescente e juventude!

Quando ? 08/10 (quinta-feira)

- Caravana do lazer
- Atendimento pediátrico e ginecológico unidade movel do hospital portugues
- Serviço de orientação e promoção á saúde vacinação e palestras
- Distribuição de brinquedos
escovaçao

Realização:
Conselho de Moradores do Alto do Cruzeiro
Instituto Kutala `Nleeke

Apoio:
Distrito saúde de Brotas
Governo do Estado
Posto Saúde Cardeal da Silva
FBDC - Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências

Escolha um lindo lugar para você conhecer em nossa cidade

Dique do Tororó

Mesmo oferecendo poucas opções de lazer para as crianças, Salvador possui alguns lugares que podem ser bem utilizados para diversão e o entretenimento dos jovens. Uma dessas opções é o Dique do Tororó, no centro da cidade. Rodeado de áreas verdes, com árvores imensas, o Dique possui parque infantil e pequenas ilhas para pesca e diversão com brinquedos aquáticos.

Onde: Dique do Tororó
Quando: todos os dias
Quanto: grátis

Jardim Botânico de Salvador

O Jardim Botânico de Salvador ocupa uma área de domínio público, com cerca de 18 hectares, anteriormente, denominada de Mata dos Oitis, devido à ocorrência de uma árvore, o oiti-da-bahia, planta centenária que cresce bastante quando criada em um largo espaço. O local é considerado um dos importantes remanescentes da Floresta Ombrófila Densa, em Salvador, com um alto índice de espécies arbóreas. Apresenta um sub-bosque, que contem uma grande riqueza de arvoretas, arbustos, ervas e algumas palmeiras. Localizado perto do Hospital São Rafael, o Jardim Botânico de Salvador, ainda é desconhecido para a maioria da população da cidade.

Onde: Avenida São Rafael, S/N, São Marcos
Quando: até o dia 10, das 8h30min às 16 horas
Quanto: grátis (necessário apresentar documento de identificação)

Parque da Cidade

O Parque da Cidade Joventino Silva representa para Salvador, um recanto de total harmonia com a natureza. É bastante freqüentado, pela sua localização, exuberância, excelente estrutura de lazer e grande diversidade biológica, por abrigar uma expressiva faixa de Mata Atlântica. Nos anos 70, Joventino Silva doou à Prefeitura a área do Parque, com cerca de 1,4 milhão m², por causa da urbanização que acontecia no bairro da Pituba. Em 1973, o parque foi oficialmente criado, sendo inaugurado dois anos depois. Atualmente, este espaço oferece à comunidade carente de sua vizinhança, gratuitamente, uma infra-estrutura condizente com práticas desportivas e atividades artísticas, como o projeto Música no Parque.

Onde: Avenida Antonio Carlos Magalhães, s/n, Pituba
Quando: segunda a sexta, das 08 às 18hs
Quanto: grátis

Pro Jovem Urbano inscreve até quinta-feira (8)

O Programa Pro Jovem Urbano, destinado aos jovens e trabalhadores com idade entre 18 e 29 anos de idade que não concluíram o ensino fundamental, inscreve até o dia 8 de outubro.
São oferecidas 19.200 vagas para 57 municípios baianos. Com duração de 18 meses, o programa possibilita a conclusão da 8ª série, oferece curso de iniciação profissional, aulas de informática e bolsa auxílio de R$ 100 por mês.

Parque de Pituaçu pede socorro


Desmatamento, ocupação do solo e poluição das águas rondam o Parque de Pituaçu desde que foi criado em 1973.
Hoje restam apenas 400 dos 660 ha da reserva que circundava alagoa,criada com a represa do Rio Pituaçu, em 1906, para abastecimento humano, uma das primeiras obras públicas do engenheiro negro Teodoro Sampaio.
A imensa lagoa formada pela represa de Pituaçu assemelha-se a um trevo de quatro folhas, circundado por pequenas colinas que abrigam remanescentes de mata atlântica e das quais se avista o mar aberto. São estas colinas que vêm sendo ocupadas sistematicamente pelos invasores de colarinho-branco.
Em muitos lugares do mundo, os parques urbanos – e os parques em geral – são adotados como territórios para experiências transformadoras que afetam o entorno. Os parques como espaços especiais para aprendermos a fazer uma nova cidade. Uma cidade melhor depende de transformações profundas de comportamento e nos modos de convivermos.
É um debate fundamental.
Hoje o que está ocorrendo com os parques de Pituaçu, São Bartolomeu, Vale Encantado é a incompreensão do papel estratégico que um parque joga no território. A revisão dos limites do Parque de Pituaçu é um debate necessário, pois o Estado cedeu graciosamente para entes privados extensas áreas públicas, sem nenhuma contrapartida para o parque e para o interesse público.
Devolver essas áreas para o parque e inseri as numa dinâmica de uso adequado é o desafio que deve mobilizar as atenções dos governos estadual e municipal, inclusive para compensar tudo que ele já perdeu com as ocupações de colarinho-branco.
Para que o parque possa cumprir este papel de indutor de experiências inovadoras na comunidade, torna-se imprescindível o estímulo à gestão participativa do parque, através da ação de um conselho gestor deliberativo, afinado com os interesses da cidadania.
Propomos como medida imediata a realização de um circunstanciado diagnóstico socioambiental, participativo, buscando também um elenco de propostas para a viabilidade socioambiental do parque.Gilmar Santiago é vereador de Salvador pelo PT